Guia definitivo: Tudo sobre o poliéster
O poliéster é um tecido que se destacou desde o início, principalmente, pela sua praticidade. Sendo assim, tornou-se extremamente popular como substituição de peças de origem natural e não tão funcionais, como é o caso do algodão.
Confira este guia definitivo e conheça em profundidade tudo o que você precisa saber sobre o poliéster, desde sua composição e processamento até suas aplicações e cuidados.
Composição e características
O poliéster é um tecido composto por fibras sintéticas, inclusive, é muito provável que você já tenha visto a sua composição na etiqueta de alguma peça de vestuário. Entretanto, pela sua versatilidade, as suas fibras podem ser misturadas com outras de origem natural, causando assim uma composição fusionada.
Além disso, o poliéster se caracteriza por ser extremamente resistente em contato com a água, vento e umidade, o que o converte em um tecido guerreiro e valorizado pela sua firmeza e durabilidade.
Tipos de poliéster
Como mencionamos anteriormente, é possível misturar a fibra sintética de poliéster com outros tipos de fibras, naturais ou sintéticas. Portanto, você pode encontrar no mercado peças que são 100% em poliéster, assim como também itens com o percentual dividido.
Um exemplo seria uma composição de 90% poliéster e 10% elastano, que são aquelas peças feitas a partir dos polímeros, mas que contam com um toque de elasticidade. A possibilidade de entrelaçar dois tipos de tecidos garante uma versatilidade maior, unindo o melhor de ambos mundos.
Aplicações e usos
Talvez você esteja se perguntando quais itens são compostos em poliéster, e a resposta é: muitos. É um dos tecidos mais utilizados da indústria da moda, servindo de matéria prima para confecção de todo tipo de peças de vestuário feminino, masculino e infantil.
Também é uma aposta forte no nicho de decoração do lar, um mercado que investe em poliéster para a fabricação de capas de almofadas, estofados, tapetes e até lençóis e toalhas.
Vantagens e benefícios
Para que você possa ficar por dentro e valorizar as vantagens desta matéria prima, deixaremos a seguir os principais aspectos positivos do poliéster.
Seca em pouco tempo
As peças em poliéster são aquelas que pouco tempo depois de penduradas já estão prontas para o uso. Isso garante uma praticidade extrema no dia a dia, principalmente em relação às roupas de uso diário.
Não desbota ou mancha com facilidade
Por ser resistente ao sol e seus raios UV e hidrofóbico (ou seja, que os líquidos não são absorvidos), às peças em poliéster não desbotam nem mancham facilmente. Itens de uso diário e lavagem frequente são favorecidos por essa característica, mantendo a cor e a aparência mesmo depois de muito tempo.
Livre de rugosidades
Tecidos compostos por 100% poliéster, normalmente, estão livres de rugosidades e dobras que são tão comuns nas peças de fibras naturais. Então, depois de secar rápido, não será necessário passar o tecido para garantir uma aparência lisa.
Ótimo custo-benefício
Além das vantagens apresentadas, não poderíamos deixar de mencionar o seu excelente custo (especialmente se comparado com tecidos de origem natural), o que torna o poliéster ainda mais cobiçado por fabricantes e comerciantes da indústria têxtil.
Cuidados e manutenção
A diferença dos tecidos criados a partir de fibras naturais, o poliéster oferece uma praticidade única em relação a cuidados e manutenção. Confira os cuidados básicos e ganhe tempo
Na hora de lavar
Pela sua resistência e durabilidade, a maioria dos itens de poliéster pode ser lavada de forma contínua na máquina de lavar sem perder a qualidade com o passar do tempo.
Entretanto, tenha presente que, embora o poliéster não seja o tipo de tecido que absorve líquidos com facilidade, o uso de alvejante direto costuma causar manchas sim nas peças.
Na hora de secar
É melhor secar os itens de poliéster ao ar livre (até porque secam bem rápido) ou em uma secadora em baixa temperatura. Evite altas temperaturas, pois elas podem acabar afetando as fibras e deformando a estética do tecido.
Na hora de passar
Aqui vale a mesma dica anterior, já que o poliéster é sensível neste ponto e não reage bem a temperaturas muito quentes. Portanto, ajuste o nível do seu ferro para uma opção de calor menos intensa e evite assim agredir o material.
Esperamos que este guia definitivo sobre o poliéster tenha sido realmente prático e informativo, para que você possa cuidar adequadamente de seus itens prolongando sua durabilidade.